+55 (41) 99743-8306 contato@jornalri.com.br

NORMAS PARA PUBLICAÇÃO NO JORNAL DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS

I – Modalidades das publicações

O Jornal de Relações Internacionais é uma publicação online, de divulgação, mensal, destinada à publicação de trabalhos inéditos, de áreas temáticas do âmbito das Relações Internacionais, na forma de artigos, ensaios, entrevistas e resenhas.

Serão aceites trabalhos escritos de maneira acessível, limitando-se ao essencial os aspectos mais técnicos, nos idiomas português, espanhol e inglês.

II – Normas para publicação

Avaliação dos trabalhos: todos os trabalhos encaminhados ao Jornal de Relações Internacionais serão submetidos à aprovação de dois pareceiristas ad hoc, que poderão sugerir aos autores eventuais modificações no texto.

Direitos autorais: os trabalhos aceites e publicados tornam-se propriedade do Jornal de Relações Internacionais, implicando automaticamente a cessão dos direitos autorais.

Encaminhamento dos artigos: os originais deverão ser enviados ao Jornal de Relações Internacionais em suporte eletrônico, ou e-mail, com o texto digitado no programa Word for Windows 2000, ou superior, corpo 12 e fonte Arial, espaçamento 1,15, no formato A4.

Estrutura: os artigos devem obedecer à estrutura convencional do artigo científico, de acordo com a NBR-6022, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), observando as seguintes normas:

  • Título do artigo – centralizado no topo da página – deve indicar, resumidamente, o conteúdo do trabalho.
  • Palavras-chave – seleção de palavras e expressões que indiquem o conteúdo do trabalho, recomendando-se o mínimo de três e o máximo de seis palavras-chave.
  • Citações (NBR-10520) – as citações formais (transcrição) curtas devem vir inseridas no corpo do texto, entre aspas. Citações longas, com mais de três linhas, devem constituir um parágrafo independente, recuado, em espaço 1. Na indicação da referência (fonte) de onde foi retirada a citação deve constar o sobrenome do autor, data e página(s). Exemplo (SOUZA, 2006, p. 41-45). A indicação bibliográfica completa deverá constar das referências ao final do trabalho.

Também se considera a possibilidade de os autores utilizarem hiperlinks como modalidade válida para as citações de livros, jornais e revistas online, assim como as mídias sociais.

  • Fotografias – Os autores deverão ilustrar o seu artigo com uma fotografia. Se ela for extraída da Internet deverá ser de domínio público (Wikipédia, sites governamentais, por exemplo).
  • Siglas e abreviações – deverão estar seguidas de suas significações, por extenso, na primeira menção no texto.
  • Notas – as notas explicativas, quando necessárias, devem vir numeradas de acordo com o seu aparecimento e colocados ao final de texto.
  • Referências (NBR-6023) – devem estar imediatamente após o texto, em ordem alfabética, contendo as referências completas das obras citadas no artigo.

Exemplos:

Artigo consultado em periódico

BARROS, A. T. Cenário Internacional e o Discurso da Folha de São Paulo sobre a Privatização do Brasil. Tuiuti: Ciência e Cultura: s. n., v. 5, n. 1, p. 24-32, mar. 1996.

Livro

HABERMAS, J. Mudança Estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

Artigo retirado de jornal

COUTINHO, Wilson. O Paço da Cidade Retorna ao seu Brilho Barroco. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 6 mar. 1985. Caderno B, p. 6.