+55 (41) 99743-8306 contato@jornalri.com.br

COLABORADORES

foto-andre-nunes

André Nunes

É doutorando em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e pesquisador civil de Oriente Médio e Geopolítica do Petróleo pelo Núcleo de Análise da Conjuntura da Escola de Guerra Naval da Marinha do Brasil (EGN/MB).

thumb-benjamin-lemanto

Benjamin Lemanto

Doutor em Ciência Política, professor aposentado com larga experiência internacional. Viveu por muitos anos na Turquia e, atualmente, dedica-se à escrita.

thumb-cristiano-rocha

Cristiano Rocha Affonso da Costa

Pesquisador histórico. Bacharel em Ciências Militares e Mestre em Operações Militares. Tem especialização em Psicopedagogia, História Militar, Metodologia do Ensino de História e Geografia, Gerenciamento de Crises e Contra-Terrorismo. Possui artigos científicos publicados nas áreas de História, História Militar, Terrorismo e Segurança Pública. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e autor do livro Negociação de Reféns – O Trabalho do Negociador no Gerenciamento de Eventos Críticos.

foto-danielle-mei

Danielle Scheffelmeier Mei 

Jornalista e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Comunicação, atuando com os temas mídia, comunicação e política, comunicação e meio ambiente, mobilização social e cultura. Tem experiência profissional como jornalista, com produção de conteúdo para veículos impressos e internet e na área da docência.

foto-jm-barros

J. M. de Barros Dias

É Licenciado em Filosofia pela Universidade do Porto (Portugal) e Doutor em Filosofia pela Universidade de Évora (Portugal). Professor Associado da Universidade de Évora, reside em Curitiba desde o início de 2012, onde é Professor na Faculdade São Braz e na Faculdade Inspirar. É autor de doze livros e mais de cem artigos científicos nas áreas da Ética, Filosofia da Educação e Filosofia Social e Política.
É o editor-chefe do Jornal de Relações Internacionais.

foto-kallil-assad

Kallil Assad

Historiador, tem como linha de pesquisa a sociabilidade, dentro da Escola Social. Cineclubista, crítico em cinema, fundou dois cineclubes, entidade destinada à exibição e reflexão da temática abordada em películas. Produtor cultural, na área do audiovisual; coordena a filmoteca e o programa “O Cinema Conta a História” no Instituto Histórico e Geográfico do Paraná.
É membro e Secretário Geral do Instituto Histórico e Geográfico do Paraná e Membro Associado do Círculo de Estudos Bandeirantes, onde preside o “Cine Círculo”, cineclube daquela Instituição.

foto-marli-barros-dias

Marli Barros Dias

Possui graduação em Filosofia (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Federal do Paraná (1999 e mestrado em Sociologia (Poder e Sistemas Políticos) pela Universidade de Évora (2010). É doutoranda em Teoria Jurídico-Política e Relações Internacionais (Universidade de Évora). Professora da Faculdade São Braz (Curitiba), é pesquisadora especialista do CEFi – Centro de Estudos de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa (Lisboa).
É a diretora executiva do Jornal de Relações Internacionais.

foto-patricia-marotta

Patricia V. Cavalcanti de Marotta

Professora universitária e pesquisadora. Doutoranda em Relações Internacionais (USAL, Buenos Aires), Mestre em Relações Internacionais (PUC-RJ) e economista, com mais de 20 anos de experiência profissional. Primeira Leitora de Estudos Brasileiros da CAPES/ MRE-BR na Victoria University of Wellington, Nova Zelândia, responsável pela implementação, desenvolvimento e coordenação do Programa de Estudos Brasileiros. Ex-chefe de gabinete da Secretaria de Relações Econômicas Internacionais e Cooperação (Governo da Província de Buenos Aires, Argentina). Interesse acadêmico nas áreas de: i) estudos brasileiros: história, cultura e economia; ii) relações internacionais, com ênfase em integração regional e formação política clássica latino-americana. Atualmente desempenha funções junto à University of People, no curso de Globalização.

thumb-renato-epifanio

Renato Epifânio 

Professor Universitário. Membro do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto, da Direção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, da Sociedade da Língua Portuguesa e da Associação Agostinho da Silva; pesquisador na área da “Filosofia em Portugal”, com dezenas de estudos publicados, desenvolveu um projeto de pós-doutoramento sobre o pensamento de Agostinho da Silva, com o apoio da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para além de ser responsável pelo Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa: www.bibliografiafilosofica.webnode.com; Licenciatura e Mestrado em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa; doutorou-se, na mesma Faculdade, no dia 14 de Dezembro de 2004, com a dissertação Fundamentos e Firmamentos do Pensamento Português Contemporâneo: Uma Perspectiva a Partir da Visão de José Marinho; autor das obras Visões de Agostinho da Silva (2006), Repertório da Bibliografia Filosófica Portuguesa (2007), Perspectivas sobre Agostinho da Silva (2008), Via Aberta: de Marinho a Pessoa, da Finisterra ao Oriente (2009), A Via Lusófona: Um Novo Horizonte para Portugal (2010), Convergência Lusófona (2012/ 2014/2016), A Via Lusófona II (2015) e A Via Lusófona III (2017). Dirige a Nova Águia: Revista de Cultura para o Século XXI e a Coleção de livros com o mesmo nome (Zéfiro). Preside ao MIL: Movimento Internacional Lusófono desde a sua formalização jurídica (2010).

foto-simone-jensen

Simone Cristina Jensen 

Advogada atuante nas áreas cível e empresarial com especialização em Direito Constitucional. Licenciada em Filosofia com ênfase de estudo em Filosofia Política.  Professora Universitária no curso de Direito, ministrou aulas de Direito Processual Civil, Sociologia Jurídica e Filosofia. Trabalhou como advogada e coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas nas Faculdades Integradas do Vale do Iguaçu. Atualmente ocupa a função de Juíza Leiga junto ao Juizado Especial Cível e Fazenda Pública da Comarca de União da Vitória – PR.