+55 (41) 99743-8306 contato@jornalri.com.br

Uma Breve Reflexão Sobre o Consumo Consciente

Os nossos hábitos de consumo interferem diretamente no meio ambiente, tendo em vista que utilizamos os recursos naturais na fabricação de produtos. O dia do Consumo Consciente é lembrado em 15 de outubro e a intenção é refletir sobre medidas simples que, adotadas em nossa vida cotidiana, evitam maiores danos. Segundo informações do Conselho Nacional de Dirigentes Lojistas, 37% dos 601 consumidores entrevistados no levantamento adquiriram produtos que não necessitavam nos últimos 30 dias antes da pesquisa, publicada em maio.

15 de Outubro, Dia do Consumo Consciente.

A ideia é propor uma mudança de comportamento em relação ao consumismo, ou seja, a ação desenfreada de aquisição de itens que não são necessários. Atitudes de consumo sem reflexão podem levar a diversas situações, como o endividamento familiar, processos de alienação e a multiplicação de supérfluos.

No cotidiano, a reflexão antes da aquisição de um determinado objeto é fundamental. Em relação ao vestuário, é preciso verificar se aquela peça de roupa ou sapato combina com o que as pessoas já possuem, se é algo que poderá ser utilizado em  diferentes ocasiões e se combina com o estilo da pessoa. As promoções em algumas lojas costumam ser tentadoras e, muitas vezes, há o arrependimento após a compra. Além disso, atualmente uma opção é a customização de roupas, ou seja, reutilizar uma peça de outras maneiras, reaproveitando o que está no armário, sem precisar comprar mais.

Em relação aos equipamentos tecnológicos, é preciso ponderar se a aquisição de algo novo é realmente necessária. Em muitas ocasiões, as marcas lançam novidades no mercado e os consumidores se sentem tentados a comprar. Uma das dicas é ter cautela com datas como a Black Friday e as chamadas “promoções relâmpago”. Em muitas situações, aquele aparelho não sairá muito mais barato do que nos outros dias comuns, mas há propaganda midiática para que as pessoas comprem naquela oportunidade.

Por fim, é importante fazer uma reflexão e evitar o consumismo, pois as opções individuais impactam no coletivo. É preciso considerar que as relações de consumo podem ter consequências desastrosas para o meio ambiente, pela grande quantidade de matéria-prima necessária para atender a demanda de fabricação dos produtos.

——————–

Imagem:

15 de Outubro, Dia do Consumo Consciente.

(Fonte):

http://simat.mma.gov.br/acomweb/Media/Fotos/AC_1199.jpg