+55 (41) 99743-8306 contato@jornalri.com.br

O Meio Ambiente é Uma Questão Internacional

Questões relativas ao meio ambiente devem ser observadas a partir de um panorama internacional, visto a dimensão dos danos causados pelo ser humano, desrespeitando as fronteiras dos países. Por esse motivo, o tema é de suma importância no contexto das relações internacionais, pois a colaboração dos povos, países e Governos poderia combater novos danos ao meio ambiente, o que garantirá a sobrevivência da espécie humana e os recursos ambientais necessários para as gerações futuras. Ao longo do século XX, após muitos anos de observações e estudos, foram realizados grandes congressos e conferências tendo como tema central a questão do meio ambiente, em nível global.

Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta: desenvolvimento sustentável dos países.

Um exemplo é a Conferência de Estocolmo, realizada em 1972. Ela estabelece uma visão global da emergência ambiental, verificando que grandes debates como esse são frutos de anos de discussões entre organismos internacionais, organizações não governamentais e Governos, abrindo as portas para um importante documento, a Agenda 21. Os mais recentes encontros de cooperação internacional envolvendo questões climáticas foram a 21.ª Conferência das Partes (COP-21) da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC) e a 11.ª Reunião das Partes no Protocolo de Quioto (MOP-11). Realizados de 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 em Paris, trouxeram para a pauta novamente temáticas ambientais que envolvem tanto Governos, a sociedade civil e as organizações não-governamentais.

No entanto, a partir da observação destas conferências ao longo dos anos, é possível detectar a falta de comprometimento efetivo com a questão ambiental. Especialmente por parte dos dirigentes dos países, que não buscam políticas públicas efetivas que promovam, em seu território, uma mobilização social e o envolvimento da sociedade em busca da sustentabilidade ambiental e garantia da manutenção dos recursos naturais. Tendo em vista que é necessário o real envolvimento das nações, é perceptível que os protocolos de tratados internacionais referentes ao clima ainda não são efetivados ou transformados em ações para a proteção da natureza.

——————–

Imagem:

Conferência Rio-92 sobre o meio ambiente do planeta: desenvolvimento sustentável dos países.


(Fonte):

http://www.senado.gov.br/NOTICIAS/JORNAL/EMDISCUSSAO/upload/201202%20-%20maio/ed11_imgs/ed11_p12_imagem.jpg