+55 (41) 99743-8306 contato@jornalri.com.br

A Importância de Reduzir a Pegada Ecológica

Na perspectiva de criação de um novo modelo para a sociedade atual, é necessária a reflexão sobre a importância da redução do consumo. A “Pegada Ecológica” apresenta a quantidade de natureza necessária para manter os níveis de consumo atuais e, segundo o Relatório Planeta Vivo, do WWF, se todas as pessoas consumissem como os brasileiros, a demanda seria de 1,6 Planeta Terra. A pegada ecológica leva em conta o estilo de vida e como as necessidades das pessoas impactam na natureza. Na perspectiva da coletividade, conhecer a pegada de uma cidade, estado ou país, por exemplo, pode levar à reflexão sobre a necessidade de políticas públicas efetivas voltadas à mudança e redefinição do padrão.

Ponderações sobre a quantidade de natureza necessária para manutenção do nosso estilo de vida.

Esta noção também é defendida por Anthony Giddens, que coloca em xeque o estilo de vida de grande parte do mundo ocidental. O atual modelo de produção e consumo capitalista não é compatível com o desenvolvimento sustentável, pois não há como manter por um período de tempo mais longo os mesmos parâmetros atuais. Além disso, esse sistema prejudica o direito das gerações futuras de terem acesso aos recursos naturais existentes hoje, para que consigam sobreviver neste mesmo ambiente.

Os cuidados com o meio ambiente e a reflexão sobre a necessidade de redução dos padrões de consumo estão atrelados também à educação e conscientização sobre o impacto das escolhas individuais no coletivo. Além disso, quando uma pessoa decide viver com menos coisas, consumindo e comprando menos, essa atitude pode influenciar outras pessoas, criando também uma mudança cultural.

O objetivo deve ser, além de evitar o desperdício de recursos naturais, como a água e energia elétrica, evitar o consumismo, a aquisição de bens que não são realmente úteis no cotidiano. Por fim, é preciso uma reflexão mais aprofundada sobre as necessidades reais de cada indivíduo. Talvez a chave esteja na mudança de postura diante de um mercado que incita o consumo exacerbado.

——————–

Imagem:

Ponderações sobre a quantidade de natureza necessária para manutenção do nosso estilo de vida.

(Fonte):

https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=0ahUKEwjepN_B75jVAhUEvJAKHaMADzsQjRwIBw&url=http%3A%2F%2Fwww.envolverde.com.br%2Fwwf-brasil-lanca-calculadora-da-pegada-ecologica%2F&psig=AFQjCNFn_YopYafhejONj9d5g0DwwyxYFg&ust=1500674380383007